Submissão Online

SUMÁRIO


PROCESSO DE SUBMISSÃO ONLINE

O processo de submissão é feito somente no endereço: http://revista.cofen.gov.br.

O periódico utiliza o sistema de avaliação por pares, preservando o sigilo, com omissão dos nomes de avaliadores e autores.

Os artigos submetidos, adequados às normas de publicação, após a pré-análise do Editor Chefe, são enviados aos Editores Associados para seleção de consultores.

Finalizada a avaliação dos consultores, o Editor Associado encaminha uma recomendação ao Editor Chefe que decidirá pela aprovação, reformulação ou recusa do artigo.

Podem ser submetidos artigos originais e artigos de revisão.


CUSTOS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO

Para a submissão ou publicação dos artigos, NÃO HÁ CUSTOS. A Revista Enfermagem em Foco não aplica taxas ou eventuais cobranças para a submissão, assim como para a publicação.


FORMATO E ESTRUTURA DOS MANUSCRITOS

Artigos originais
São manuscritos que apresentam resultados de pesquisa inédita de natureza qualitativa ou quantitativa. São também considerados artigos originais as reflexões teóricas opinativas ou analíticas.

Artigos de revisão
Estudos de revisão integrativa da literatura, de revisão sistemática com ou sem metanálise. Os artigos devem ser estruturados com os seguintes tópicos: título, resumos, introdução, objetivo(s), metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências.

Identificação do manuscrito
Título: conciso e informativo;

Autoria: nome(s) do(s) autor(es), indicando a titulação máxima, vínculo institucional e endereço eletrônico do autor correspondente. Os autores devem especificar, em formulário próprio (modelo 1), a participação na elaboração do manuscrito;

Idioma: serão aceitos textos em português, espanhol e inglês;

Limite de palavras: o número máximo de palavras é de 3,5 mil (3.500), incluindo títulos, resumos e descritores nas três línguas (português, inglês e espanhol) e referências;

Formatação: papel A4 (210 x 297 mm), margens de 2,5 cm em cada um dos lados, letra Times New Roman com corpo 12, espaçamento duplo e redigido em Word;

Resumo e descritores: o resumo deverá conter de 100 a 150 palavras, identificando objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Os artigos deverão apresentar os resumos em português, inglês e espanhol, sequencialmente na primeira página, incluindo títulos e descritores nos respectivos idiomas. Os descritores, separados por vírgulas, devem ser em número de três a cinco, sendo aceitos somente os vocábulos incluídos na lista de “Descritores em Ciências da Saúde – DeCS-Lilacs”, elaborada pela Bireme (acessível em http://decs.bvs.br), ou no Medical Subject Heading – MeSH (acessível em www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh). Para ensaio clínico, apresentar o número do registro ao final do resumo;

Ilustrações: as ilustrações incluem tabelas, figuras e fotos, inseridas no texto, numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem de apresentação. A numeração sequencial é separada para tabelas, figuras e fotos. O título das ilustrações deve ser breve, inserido na parte superior e as notas, quando necessárias, estar após a identificação da fonte. Em caso do uso de fotos, os sujeitos não podem ser identificados sem apresentar permissão, por escrito, para fins de divulgação científica. As ilustrações precisam ser claras para permitir sua reprodução em 8 cm (largura da coluna do texto) ou 17 cm (largura da página). Para ilustrações extraídas de outros trabalhos previamente publicados, os autores devem providenciar permissão, por escrito, para a reprodução das mesmas, encaminhando-a na submissão dos manuscritos;

Limitações do estudo: posicionados no final da discussão.

Referências: as referências estão limitadas a 25, apresentadas no formato Vancouver Style (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). É preciso identificar as referências no texto por números arábicos, entre parênteses e sobrescritos. Quando se tratar de citação sequencial, separe os números por traço (ex.: 3-8); quando intercalados, use vírgula (ex.: 1, 4, 12). Na citação dos autores, quando houver mais de um, liste os seis primeiros seguidos de et al., separando-os por vírgula. As citações diretas (transcrição textual) devem estar no corpo do texto, independentemente do número de linhas, e identificadas entre aspas, indicando autor e página(s) (ex.: 1:20-21);

Agradecimentos e Financiamento: posicionados no fim do texto;

Aspectos éticos: manuscritos resultantes de pesquisa com seres humanos ou animais, no ato da submissão, deverão vir acompanhados, no sistema on-line, da cópia da aprovação do Comitê de Ética (no caso brasileiro) ou da declaração de respeito às normas internacionais;

Transferência de direitos autorais: os artigos devem ser encaminhados com as autorizações on-line de transferência de direitos à revista conforme PASSO 4.

Os autores devem declarar se há conflito de interesse.


GUIA DE SUBMISSÃO

1.1 Acessar:

Para se cadastrar pela primeira vez, o autor pode clicar em CADASTRO no menu superior ou, na página de acesso, clicar no link "Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema". [clique aqui para ser direcionado ao cadastro]

Para o Autor já cadastrado no sistema, basta logar clicando em ACESSO no menu superior. [clique aqui para ser direcionado à página de acesso]

1.2 Cadastrar:

É importante que o autor preencha seus dados corretamente, se possível em todos os campos.

Os campos com "*" asterisco, são obrigatórios.

IMPORTANTE: O Autor deve selecionar a opção "Autor" na seção "Cadastrar como". As opções de Leitor e Autor devem ser marcadas.

Dica: No campo URL, o Autor poderá colocar o endereço para o Lattes.

Depois de cadastrado, o autor receberá e-mail com login e senha.

1.3 Iniciar Submissão:

Logado na Revista, entrar na "Página do Usuário", assim o Autor poderá:

• Ver o andamento das submissões;
• Ver Submissões Incompletas;
• Fazer nova submissão;
• Gerenciar apontamentos.

1.4 Completar os cinco (5) passos da submissão:

Dica: O Autor não precisa concluir os cinco (5) passos de uma só vez. É possível sair do sistema durante o processo podendo retomar de onde parou acessando as submissões listadas como "Incompletas", na lista de submissões ativas.

PASSO 1: INICIAR SUBMISSÃO

• Ler e Aceitar as condições de submissão*
• Concordar com a Declaração de Direito Autoral da Revista*
• Escolher a seção da revista onde o autor deseja publicar*
• Enviar comentários opcionais ao editor.

* Itens obrigatórios para seguir para o próximo passo.

PASSO 2: TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO

ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO POR PARES CEGA: Ao clicar neste link, o Autor poderá ler instruções de como não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo editorial como, por exemplo, tirando identificação das propriedades dos documentos do Word.
• Ler as instruções e transferir o documento;
• Clicar para escolher o documento/arquivo, enviar e salvar e continuar para seguir ao próximo passo.

ATENÇÃO: Observe o tamanho máximo do arquivo permitido, opção que geralmente se encontra nas Condições de submissão, no PASSO 1.

PASSO 3: INCLUSÃO DE METADADOS

• Neste passo o autor irá inserir os METADADOS (dados sobre o autor; título; resumo e outros) do documento: é importante que todos os campos sejam preenchidos.

• O Autor poderá colocar seu Currículo Lattes no campo URL ou no Resumo da Biografia.

• Clicando em "Incluir autor", o autor poderá incluir os nomes de outros Autores e definir a ordem em que aparecerão.

ATENÇÃO: O SEER/OJS não permite usuários com e-mails iguais.

Importante: O Autor deverá selecionar o idioma no qual enviará o documento. Ou seja, no caso do envio do documento em duas ou mais idiomas, selecionar na caixa a língua, preencher os dados e salvar. Depois, clicar novamente no link Inclusão de metadados, selecionar outro idioma na caixa e preencher os dados conforme a outra língua, e assim sucessivamente.

PASSO 4. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

• O Autor deve enviar os seguintes Documentos Suplementares assinados e digitalizados:

(a) O modelo de Transferência de direitos autorais assinado e digitalizado - Clique aqui para obter o modelo de Transferência de direitos autorais

(b) O modelo de Declaração de responsabilidade assinado e digitalizado - Clique aqui para obter o modelo de Declaração de responsabilidade

OBS: Todos os Autores do manuscrito deverão assinar os Documentos Suplementares, sendo uma via de cada Autor.

• Após a transferência dos arquivos, o Autor deve clicar em "Salvar e continuar";

• Na próxima página o Autor deve incluir os metadados dos documentos enviados;

Importante: depois de enviado o arquivo, não é possível alterá-lo.

• Para finalizar o Autor deve clicar em "Concluir submissão".

• PRONTO! A submissão foi realizada.